19/07/2010

Dia da Diversidade

No âmbito do Plano Anual de Actividades do Grupo de Educação Especial, comemorou-se o “Dia da Diversidade”, no dia 15 de Junho de 2010, na EB2,3 de Montelongo. Esta comemoração foi desenvolvida em parceria com o Grupo de Educação Física e com a Academia José Atalya.
A comemoração deste dia iniciou-se com a recepção dos alunos com Necessidades Educativas Especiais de Carácter Permanente (NEEP), das escolas EB2,3 Montelongo, da EB1/JI Matriz, da EB1 Stº Ovídio, dos Agrupamentos de Escolas de Arões e dos Agrupamentos de Escolas Padre Joaquim Flores, os quais tiveram o privilégio de visitar a EB2,3 Montelongo, acompanhados dos respectivos guias.
A cerimónia de abertura teve lugar no Pavilhão da EB2,3 Montelongo e os alunos com NEEP foram presenteados com danças rítmicas e coreografias, apresentadas pelos grupos de Ginástica Rítmica e Acrobática do Desporto Escolar.
Durante a manhã, os alunos participaram com muito entusiasmo em diversas actividades desportivas, no campo de jogos: salto em comprimento, lançamento do peso, corrida em velocidade, precisão de lançamento, precisão de ponta pé e corrida de sacos.
Paralelamente às actividades desportivas, decorreu ainda uma exposição, na entrada da E.B. 2,3 de Montelongo com vários trabalhos desenvolvidos, ao longo do ano pelos alunos de NEEP, nomeadamente, instrumentos musicais, livros informativos sobre as diferentes problemáticas, cartazes, malas temáticas com jogos lúdico-didácticos, histórias e fantoches. Nesta exposição constou também a “Árvore da Diversidade” que, aos poucos, foi sendo preenchida com diversas folhas, nas quais foram escritas mensagens alusivas à temática da Diversidade e ainda um livro elaborado pelas docentes com as problemáticas existentes no agrupamento com o título o “Tempero da Diversidade”.
A par destas actividades, na sala 155 foram proporcionadas aos alunos das turmas da E.B.2,3 de Montelongo, algumas experiências, que apesar de divertidas, procuravam que cada um, individualmente, vivenciasse os condicionalismos inerentes às limitações quer visuais quer motoras. Ainda neste espaço, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar alguns filmes temáticos sobre a Dislexia e a Paralisia Cerebral.
Na cerimónia de encerramento das actividades matinais, os alunos com NEEP, que participaram neste invento, foram premiados com diplomas e medalhas, entregues pelos membros da Direcção do Agrupamento de Escolas de Montelongo e o Representante da Associação de Pais.
Para terminar em excelência, no fim da tarde, realizou-se no Cine Teatro de Fafe o concerto “Sons na Diversidade”, promovido pela Academia José Atalya, em parceria com o Departamento de Educação Especial, que contou com a participação a solo e na orquestra, dos alunos com NEEP, do Agupamento de Montelongo.
Foi efectivamente um dia memorável para todos, onde a diferença não teve limites.